Mensagem do Venerável

Medalha da RLMADMeus Irmãos:

Quando fui instalado Venerável Mestre da Respeitável Loja Mestre Affonso Domingues, o nosso Irmão responsável pela gestão do nosso "site" pediu-me que escrevesse uma nota de saudação na sequência da tomada de posse. Decidi, na altura, não o fazer, porque que entendi que seria mais proveitoso dirigir-me a todos vós mais tarde, já com algum tempo de exercício de tão honroso cargo.

Com dois terços do meu Veneralato cumprido, é chegada a hora de, perante todos os seus Obreiros, fazer uma avaliação do trabalho produzido.

Nunca é fácil ser Venerável de uma Loja, se bem que, na Respeitável Loja Mestre Affonso Domingues, se torna bem mais agradável e estimulante tal trabalho, face à qualidade maçónica dos seus Irmãos. Por isto tenho, também, um enorme orgulho.

Recebi uma Loja com uma cultura muito própria, assente num ritual profundamente cumprido e sentido, e que constitui uma grande força agregadora. Direi, mesmo, que a Respeitável Loja Mestre Affonso Domingues não partirá nem abaterá colunas, seja qual for a tempestade que tenha de enfrentar.

Quis, no meu Veneralato, dinamizar mais a Loja e torná-la, também, central nos nossos convívios. Os ágapes, por exemplo, são, agora, feitos dentro do seu espaço e não em restaurantes onde não tínhamos a privacidade necessária, pela elevada natureza da nossa ligação.

Passámos a ter pranchas que não versam só temas ritualistas, mas se viram, também, para problemas da sociedade civil e fazem o enquadramento destes na Maçonaria.

Consolidámos a Loja com a entrada de novos membros, bem como se criaram as condições para os aumentos de salários que vão possibilitar o seu crescimento.

Manter a prática rigorosa do nosso Ritual e intensificar a Formação permanente dos Obreiros foram, também, objectivos inscritos no meu programa.

As Comemorações dos 20 anos da Respeitável Loja Mestre Affonso Domingues são objectivo primordial do meu Veneralato, nas quais quero deixar um contributo, com a vossa indispensável ajuda, que marque a História da Maçonaria Regular.

Termino com um forte agradecimento a todos os Irmãos da Respeitável Loja Mestre Affonso Domingues que votaram em mim e acreditaram que era capaz de levar a bom termo esta missão.

Que o GRANDE ARQUITECTO DO UNIVERSO nos acompanhe e proteja.

Abraço fraternal